Competição através de Jogos estimula aprendizagem dos alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Professora Iracema Pereira da Paixao

11 de novembro de 2014 0 Por Equipe NTM

O Articulador de Educação Tecnológica, Armando Pereira Lopes e a professora de matemática, Maria Madalena Jesus, desenvolveram com muito sucesso, na Escola Municipal de Tempo Integral Professora Iracema Pereira da Paixão, o projeto Educação em jogo: A batalha dos números, com os alunos do 4º e 5º ano.
O projeto surgiu a partir de observações, durante as aulas de matemática no laboratório, das dificuldades de muitos alunos em ultrapassar etapas de jogos quando  precisava usar  cálculos com multiplicação. Professora e articulador dialogaram e surgiu a idéia de fazer uma competição para que o aluno pudesse, de uma forma mais desafiadora e prazerosa, desenvolver habilidade de cálculo mental envolvendo multiplicação e também a adição.
Para vencer as dificuldades observadas, durante os meses de agosto e setembro, a professora intensificou em sala o trabalho com material dourado, com a tabuada (reforçando a compreensão do significado da multiplicação) e foi buscar na internet estratégias de cálculos. No laboratório, o articulador dava continuidade com situações problemas através de jogos que trabalhavam as  dificuldades observadas, buscando de forma lúdica desenvolver nos alunos uma maior interação com a disciplina e instigar nos mesmos o prazer em aprender.

Durante o projeto foram feitas adaptações que atendessem os objetivos pretendidos.  Começaram a trabalhar com a matemática, mas no decorrer do projeto foram desenvolvendo naturalmente outras habilidades, como o espírito de grupo, linguagem oral em público, o respeito e atenção às regras.
Para valorizar a participação de todos os alunos, dividiram as salas em grupos de 4, formados com alunos que apresentavam mais dificuldades e alunos mais avançados. Em cada equipe tinha um líder, tendo a responsabilidade de estimular o grupo a estudar, pois  cada um tinha seu valor para o bom resultado da equipe. As batalhas aconteceram na sala de aula e eram pontuadas cada partida, até ficar  os grupos com maior pontuação para a final.
Para as disputas entre as equipes  foi utilizado  o jogo de multiplicação da smart kids, onde acontece o sorteio aleatório das operações e são apresentadas 4 sugestões de respostas. Usaram a estratégia de 2 rodadas.  No caso de empate cada líder é quem escolhia o adversário da outra equipe para responder na última rodada, com isso todos tinham que estudar, pois não sabiam quem seria o escolhido.
Para encerramento do projeto reuniram no auditório da escola todas as salas  e para abrilhantar  mais o evento, o professor de música fez uma bela apresentação e teve  homenagem aos professores. A disputa final foi com uma equipe do 4o ano e outra do 5o   ano, sendo a vencedora a do 4º ano.  Foram apresentadas  paródias criadas pela professora de matemática e alunos, envolvendo todo o processo do projeto.
A fala da professora e do articulador mostra o quanto foi significativo esse projeto:

“O interessante é que alguns alunos que sentiam dificuldade ficavam tímidos e  os colegas diziam: – Vai! É assim mesmo! Nós estamos aqui é para aprender. Perceberam que a gente também aprende através do erro. Ninguém sabe tudo.” (professora Maria Madalena Jesus).

“Deu muito certo, vamos ver se no próximo ano expandimos  para o português. O resultado foi muito bom porque não só conseguiu vencer as dificuldades em relação à disciplina de matemática, mas despertar o espírito de liderança, saber perder, saber conviver. Viram que sozinhos não são ninguém.Hoje os alunos vão para o laboratório jogar os jogos de matemática, mesmo tendo a oportunidade de fazer outras escolhas.” (articulador Armando)
O projeto oportunizou o envolvimento de  todos,  instigando a participação, interesse e o estudo,  destacando a relevância dos jogos para o desenvolvimento social, cognitivo, cultural e afetivo dos sujeitos.