EDUCAÇÃO 4.0 E NOVAS ATIVIDADES

EDUCAÇÃO 4.0 E NOVAS ATIVIDADES

13 de março de 2020 0 Por Equipe NTM

No último dia 05, aconteceu na Escola de Formação dos Educadores de Juazeiro a 1º FORMAÇÃO DOS ARTICULADORES DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE JUAZEIRO. Na ocasião, os Articuladores participaram de uma videoconferência com o Prof. Dr. João Batista, da Universidade Federal do Maranhão, sobre os desafios da Educação. 4.0. Em seguida foi realizada uma revisão de atividades digitais educacionais criadas no final do ano passado pela equipe.

Como mais uma etapa de evolução da sociedade, a Educação 4.0, traz em seu enfoque temas atuais como tecnologia, robótica, softwares e inteligência artificial, além da necessidade de desenvolvimento das competências e habilidades do século XXI, imperiosas ao mundo globalizado e digital. Durante a fala do professor, ficou evidente que é preciso inovar diante das mudanças eruptivas, diante do perfil do aluno alpha e também sobre o papel do educador. Para abordar a Educação 4.0 em sala de aula se faz necessário o uso de metodologias ativas, do learning by doing, de práticas colaborativas, dos incentivos à autonomia, do protagonismo juvenil, do desenvolvimento de competências socioemocionais e de resolução de problemas complexos, procurando utilizar cada vez mais aplicativos e jogos.

Após a participação do Professor João foram analisadas as atividades educacionais criadas, em equipes, durante encontros realizados pelo Núcleo de Tecnologia do Município no início de dezembro de 2019, onde foram produzidos cerca de 67 objetos educacionais, perfazendo quase 200 telas em atividades pedagógicas utilizando o software Jclic, como ferramenta de desenvolvimento. As atividades são diversas e buscam atualizar o acervo, melhorando o que já existe e criando novos objetos, muitos deles já focados em descritores e alinhados ao que rege a novas normas da BNCC. O pacote de atividades atualizadas estará disponível em breve em nosso site.

Texto: Joedson Silva e Mariana Athayde