1ª Formação para os Articuladores de Educação Tecnológica em 2019

1ª Formação para os Articuladores de Educação Tecnológica em 2019

27 de fevereiro de 2019 0 Por Equipe NTM
ABORDAGENS SOBRE A BNCC E A NOVA PROPOSTA CURRICULAR DO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO BAHIA

Aconteceu, nessa última sexta feira, a 1ª FORMAÇÃO DE 2019 PARA OS ARTICULADORES DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, com uma pauta recheada de ricas interpelações.

O momento inicial foi dirigido pela professora Sônia Guimarães. De caráter motivacional, trouxe a luz a importância do trabalho em equipe, dando ênfase à socialização de ideias, à recognição das diferentes competências e habilidades, endossando a importância do compromisso e da responsabilidade mútua em criar um ambiente de trabalho seguro.

Na ocasião, a professora Cristine Santos, diretora da Escola de Formação de Educadores de Juazeiro – Ba, deu as boas vindas e falou sobre o novo Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB.

O momento seguinte, a articuladora Mariana Athayde deu início a palestra com a temática Culturas Digitais e a nova proposta Curricular do município de Juazeiro: Um olhar sobre as práticas pedagógicas nos laboratórios de informática das escolas.

Tratou-se das possibilidades de trabalhar com os gêneros no meio digital, além das referências à utilização das tecnologias trazidas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

O momento contou com presença especial da professora Rose Cunha, coordenadora do polo UAB de Juazeiro, com Reflexões sobre a abordagem dos gêneros discursivos na atualidade.

O encontro foi encerrado com uma produção colaborativa sobre aplicativos para criar atividades de gêneros textuais no meio digital que possam ser utilizados nas escolas da rede para desenvolver competências e habilidades apontadas na Base Nacional Curricular referentes à Cultura Digital.

O documento de construção colaborativa, com diversos olhares servirá de base para a continuação de uma CARTILHA DE ORIENTAÇÃO, com ideias para realização de atividades nos laboratórios da rede. A equipe NTM, só tem a agradecer aos Articuladores de Educação Tecnológica, a professora Cristine Santos e a professora Rose Cunha.