O Seminário Educação e Tecnologia: Aplicabilidade dos Recursos Tecnológicos na Educação de Juazeiro-BA, destina-se aos profissionais da educação de Juazeiro e visa promover reflexões e formações sobre o uso de tecnologias na educação, bem como disseminar ações exitosas que vêm sendo desenvolvidas nas Unidades escolares, através da parceria Articuladores de Educação Tecnológica e Núcleo de Tecnologia Educacional.
O seminário terá a duração de 02 dias, envolvendo Palestras, relato de experiência, apresentação de projetos desenvolvidos pelos Articuladores de Educação Tecnológica e realização de Oficinas.
Descrição das Oficinas que serão oferecidas:
Oficina 1- Manuseio de Equipamentos de Suporte Tecnológico – Essa oficina propõe-se a simplificar e desmitificar o manuseio de equipamentos tecnológicos, tais como: projetores multimídia (Diebold/Data show), câmeras digitais, filmadoras, mídias removíveis, caixa amplificada, aparelhos de áudio e vídeo, dentre outros.
Aspectos a serem abordados sobre cada equipamento: Montagem e desmontagem, segurança, conectividade, formatos suportados, Problemas e soluções.
Pré-requisito para participar: nenhum
Oficina 2- Elaboração de Atividades com o Software JCLIC
Nesta oficina será abordado o Software JCLIC, programa de autoria que permite criar atividades de forma prática, utilizando-se de recursos de áudio, texto, imagens e vídeo de forma interativa, que podem ser obtidos nos diversos sítios da Internet ou criados pelo utilizador. Dentre as várias possibilidades de criação, estão os jogos de quebra-cabeça, jogo da memória, associações simples e complexas, identificação de partes de palavras, frases e texto ou outros elementos, ditados, respostas escritas, etc.
Pré-requisito para participar: Conhecimentos Básicos de Informática
Oficina 3 –
Explorando o Linux Educacional – Exploração do Linux Educacional 4 de forma que, ao final da oficina, os participantes estejam aptos a criar e executar, de forma prática, suas sequências de instruções e chegar ao resultado esperado seja ele fazer cópias de arquivos do computador para o pendrive, elaborar uma atividade no editor de texto ou usar jogos educacionais instalados.
Pré-requisito para participar– Conhecimento básico de Informática
Oficina 4 – Construção de jogos pedagógicos com Impress – Será mostrado, de forma prática, que além de ser uma poderosa ferramenta para criar apresentações multimídias é possível criar jogos educacionais e histórias em quadrinhos com essa ferramenta. Será utilizado os numerosos recursos do programa para idealizar (esboçar), criar, implementar e executar projeto de jogos.
Pré-requisito para participar– Conhecimentos básicos de editor de apresentação (PowerPoint ou Impress)
Período de inscrição do seminário: 17 a 24
PROGRAMAÇÃO
31 de Julho
Local: Centro de
Cultura João Gilberto
Horário: 7:30
1- Palestra:
- Objetos de leitura no mundo digital
Ana Maria
Amorim Viana
Mestre em
Letras
Professora
do Instituto
Federal de Educação, Ciências e Tecnologia
– Pe
2- Relato de Experiência:
- Projeto O Universo da Novela Cordel Encantado – A Educação de Jovens e Adultos
e as tic: possibilidades de uma intervenção pedagógica.
- Projeto
Aquele Poema:O uso das TICs – tecnologias da informação e comunicação aliadas
ao gênero poema para promoção de aprendizagens.
Gerlane Fernandes -Especialista
em Educação profissional integrada à educação básica na modalidade de jovens e
adultos – PROEJA
Professora da Rede Municipal
Orientadora
educacional
Gerente de Ensino da
Secretaria Municipal de Juazeiro- Ba
3- Apresentação de Projetos desenvolvidos pelos Articuladores de
Educação Tecnológica.
1o de Agosto
Local: EFEJ
OFICINAS – As oficinas terão a duração de 3 horas e serão repetidas no turno vespertino.
MATUTINO
– 8:00 ÀS 11:00
– GRUPO 1
- Manuseio de Equipamentos
de Suporte Tecnológico
- Elaboração de Atividades com o Software JCLIC
- Explorando o Linux Educacional
- Construção de jogos pedagógicos com o Impress
VESPERTINO – 14:00 ÀS 17:00 – GRUPO 2
- Manuseio de Equipamentos
de Suporte Tecnológico
- Elaboração de Atividades com o Software JCLIC
- Explorando o Linux Educacional
- Construção de jogos pedagógicos com o Impress