“Cidades Inteligentes”, BNCC e Sim Online são temas de formação dos Analistas em Educação Tecnológica de Juazeiro

28 de junho de 2018 0 Por Equipe NTM

(Professor Vanderlei Gondim em palestra sobre Cidades Inteligentes. Foto: Joedson Silva)

Os Analistas em Educação Tecnológica do município de Juazeiro-BA participaram, no último dia 13 de junho de 2018, na Escola de Formação da Rede Municipal dos Educadores de Juazeiro (EFEJ Parlim), de mais um momento de atualização e aprendizagem. O destaque da manhã foi a visita do professor Vanderlei Gondim, professor da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), que palestrou sobre o tema “Cidades Inteligentes” e o uso das tecnologias para melhoria da qualidade de vida e otimização da sustentabilidade em sociedade. Nesse encontro, também foram discutidas as funcionalidades do Sistema Sim Online, proposto pela equipe de analistas do município e disponível aqui, no nosso site.

Sob a regência da professora Sônia Guimarães (Formadora do Núcleo de Tecnologia do Município), o dia de trabalho foi iniciado com uma leitura de um poema sobre os girassóis, fortalecendo a ideia de que um grupo deve se manter unido para que o saber de um, agregado ao do outro, gere novos e bons projetos pedagógicos para estimular a aprendizagem dos estudantes. A professora também apresentou um breve resumo dos novos gêneros textuais contidos na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) em implementação no município e que envolvem, de alguma forma, a linguagem tecnológica.

Cidades Inteligentes

Sobre Cidades Inteligentes, o professor Vanderlei Gondim trouxe ao debate o tema do doutorado que ele está cursando. Vários aplicativos foram citados, mostrando suas utilidades e como essas ferramentas podem contribuir para a otimização de alguns serviços, principalmente, públicos.

Durante a apresentação, foram citadas as cidades que começaram do zero e as que foram contempladas com projetos para receberem as melhorias necessárias. O doutorando citou as mudanças ocorridas em Medelin, na Colômbia, a partir da implantação e uso de sistemas e sensores espalhados pela cidade e o sistema integrado que hoje é utilizado no Rio de Janeiro, Brasil, que permite às autoridades acompanharem, em tempo real, ocorrências em vários locais, oferecendo maior capacidade de ação, por exemplo, apontando as melhores saídas de tráfego em situações de bloqueios de ruas e avenidas. O sistema do Rio também informa onde ocorre tiroteios ou onde há alguma situação de calamidade, gerando dados para os agentes da segurança pública atuarem na monitoração e prevenção dos incidentes com a população.

O professor enfatizou que em todos os projetos o que é mais importante é a preocupação com as pessoas. Reforçou a ideia de que cada um é responsável para contribuir para um mundo melhor. Cidadão e governantes devem estar comprometidos com o bem estar de todos e que devemos fiscalizar e acompanhar de perto o que gestoras e gestores do patrimônio público estão fazendo.

Para o convidado, o bate papo foi muito proveitoso porque além de mostrar aplicativos, onde foram utilizados e quais benefícios trazem para a melhoria das cidades, o palestrante também pode mostrar como a cidade é planejada para possibilitar uma qualidade de vida melhor para as pessoas. Do cuidado que está tendo para promover o bem estar, melhorar a acessibilidade, contribuir para um meio ambiente menos poluído e tudo isso aliado a um projeto que contempla a sustentabilidade dos seus habitantes.

A pesquisa do doutorando investiga, especificamente, os problemas encontrados nas cidades do Vale do São Francisco nas áreas de saúde, educação, segurança, mobilidade urbana, dentre outros, e aponta soluções com o auxílio da tecnologia, ferramenta de extrema importância para o avanço do progresso humano.

(O professor Gondim apresenta infográficos de cidades inteligentes pelo mundo. Foto: Joedson Silva)

Sim Online

No final da apresentação do professor Gondim, o Analista em Educação Tecnológica, Vagner dos Santos, ressaltou que esse grupo de analistas tem se empenhado em produzir novas atividades pedagógicas para contribuir no aprendizado dos estudantes do município, citando como exemplo o mais novo projeto desenvolvido, que é o Sim Online (Clique aqui e saiba mais), que são simulados para estudantes dos 4º’s e 8º’s anos do ensino fundamental e que estão sendo aplicados na preparação desses estudantes para a prova Brasil de 2019. Essa estratégia de antecipar os simulados tem contribuído para melhorar os resultados do IDEB na cidade de Juazeiro, Bahia.

Os Analistas em Educação Tecnológica responsáveis pela criação dos simulados, Miguel Silva e Marcos José, vêm contando com a contribuição dos demais colegas da rede que colaboram na composição de um banco de questões, que já armazena mais de 1.200 atividades que podem ser aplicadas Online ou em rede local.

Os simulados geram relatórios com notas alcançadas pelos alunos. Esses resultados são instantâneos e todas as questões são sinalizadas com descritores para facilitar a compreensão das equipes pedagógicas sobre onde devem atuar mais fortemente para melhorar os resultados. Essa ferramenta é uma oportunidade para os professores avaliarem as turmas, se autoavaliarem e promoverem as intervenções necessárias para o acompanhamento de desempenho dos seus educandos.

(Profª Sônia Guimarães conferindo a aplicação do Sim Online no Educandário João XXIII. Foto: Sônia Guimarães)

(Miguel Silva, aplicando o Sim Online no Educandário João XXIII, bairro Piranga. Foto: Sônia Guimarães)

Se você se interessou pelo Sistema Sim Online, acesse e assista a vídeo aula do analista Miguel sobre como instalar o software Moodle no Ubuntu e derivados e como configurá-lo em português. Acesse os links abaixo, pesquise no nosso site sobre o Sim Online e bom trabalho!