Atualizar LE 3.0 e 4.0

7 de maio de 2012 0 Por Marcos
Antes de qualquer instalação é aconselhável atualizar o seu LE. para evitar dores de cabeça. No LE 4.0 vc já pode ir direto para o passo de atualização. no LE 3.0 há um repositório que deve ser desmarcado, caso ele esteja ativado quer baixar 18gb na atualização, então é aconselhável desmarcá-lo. faça o seguinte:
clique em iniciar>adept, vá no menu Adept>gerenciar repositório, vai abrir uma caixa de diálogo, clique na aba Third Party Software, desmarque o endereço http://repositorio.mec.gov.br/ mec 3.0 e clique em close para sair. agora vc pode partir para a atualização de seu SO, conforme mostrado no passo seguinte.Obs: No Le3.0 não há mais suporte para atualização, então para continuar atualizando  e fazendo instalações normalmente são necessários alguns passos, confome a seguir:Abra um terminal e execute o seguinte comando:
sudo sed -i -e ‘s/archive.ubuntu.com|security.ubuntu.com/old-releases.ubuntu.com/g’ /etc/apt/sources.list
Agora siga o procediemento de atualização descrito abaixo

ATUALIZAÇÃO
Para linux educacional 3.0 ou 4.0

1- Abra o terminal: iniciar>terminal no le4, iniciar>sistema>terminal no le3, digite sudo apt-get update (isto vai atualizar o repositório)
2- digite sudo apt-get upgrade (atualizará seu sistema)
Pronto.

Em alguns casos pode ocorrer algum erro na atualização do LE3.0, no
arquivo base-files, a solução que encontrei, testei e que funcionou foi
deletar um arquivo chamado base-files.postinst que está em
/var/lib/dpkg/info, Após a tentativa de atualização, no terminal dê um
CTRL+C para cancelar, então usando o gerenciaddor de arquivos modo super-usuário entre no diretório  /var/lib/dpkg/info para
deletar o arquivo base-files.postinst, depois no terminal rode o
seguinte comando “sudo dpkg –configure -a”, sem aspas, agora pode
continuar com sua atualização normalmente usando sudo apt-get upgrade.

Boa sorte!