Epoptes – Trabalhando via Rede

Epoptes – Trabalhando via Rede

6 de maio de 2012 0 Por Marcos



Abrindo programas em vários computadores ao mesmo tempo no Epoptes.

No Epoptes é possível executar um comando em vários computadores ao mesmo tempo. Isso é muito útil quando temos que abrir um programa ou jogo para os alunos em todos os computadores e não queremos ter o trabalho de ir em cada pc. Se você já usa o Epoptes, isso é muito simples. Se ainda não usa, é só buscar a informação de como instalar, já postada, aqui no Blog na categoria Instalação. Vamos as dicas:
1 – Ligue os computadores e abra o Epoptes no servidor. (é aconselhavel ligar primeiro o servidor, para posteiormente os clientes, isto facilita o reconhecimento dos computadores)
2 – Para enviar comandos para todos os clientes, basta NÂO selecionar nenhum, para enviar comando para um, dois ou mais computadores expecífico, basta selecioná-lo, Clique no ícone “executar comando” localizado na barra superior do programa.
4 – Digite, apenas como exemplo, Gcompris para barir o aplicativo, Gcompris,  ele deve abrir-se imediatamente em todos os computadores. Se deseja abrir algum site, é só executar o comando do endereço de um site. exemplo: http://www.uol.com.br/
Para descobrir os comandos de programas, clique com o botão direito do mouse no menu iniciar>Edit Aplications Menu, será mostrado uma lista de menus e do lado direito veja o que está escrito em comando, este nome é o comando que pode ser usado para o programa selecionado.
5 – Para finalizar determinado programa em todos os computadores via epoptes, é só executar o comando killall nomeprograma. Ex.: killall Gcompris(Dica do Nilmar Sá para Italc, adaptação do Miguel Silva para o epoptes)