Tendências tecnológicas na educação
É impossível resistir ao avanço avassalador das tecnologias da informação e comunicação (TIC). Timidamente vão adentrando às salas de aula, mas necessitando de formação continuada direcionada a equipe pedagógica para que o professor possa repensar sua prática docente diante dos novos cenários da sociedade atual.
Não adianta implementar o uso de TIC nas escolas e esperar que as ferramentas por si só transformem a educação. Em muitas escolas esse trabalho não é visto de forma vinculada ao projeto político pedagógico. Necessitamos com urgência de acesso a Internet com maior velocidade e valorização do professor para que possa reduzir sua carga horária de trabalho, uma vez que não dispõe de tempo para aperfeiçoamento, discussão constante coletiva no espaço escolar , tendo em vista a carga de trabalho da maioria que geralmente é de 40 ou 60 horas semanais.
O estudo “As Perspectivas Tecnológicas para o Ensino Fundamental e Médio Brasileiro de 2012 a 2017: Uma Análise Regional do NMC Report”, divulgado no final do mês de novembro , identifica 12 tecnologias emergentes que têm potencial para impactar o ensino.
Discutir, trocar experiências de como utilizar as TIC no ambiente escolar deve ser considerado como uma das prioridade das políticas educacionais, além de manter as condições necessárias de funcionamento dessas tecnologias.