Articuladores de Educação Tecnológica e NTM organizam e aplicam Simulado da Rede Oficial através do SimOnline e SimRede

11 de outubro de 2018 0 Por Equipe NTM

Escola Municipal Atanilha Luz Araújo- Massaroca
No período de 26/09 a 03/10/2018 foi aplicado na Rede Municipal de Juazeiro, o 2º simulado Oficial usando o computador. O projeto dos simulados foi aplicado primeira vez em 2015 através do SimREde, projeto criado e desenvolvido pelos Articuladores de Educação Tecno?ógica, tendo como mentores os Articuladores Miguel e Marcos José e Mariana como colaboradora.

Escola Municipal Luís Cursino
O SimRede, que funciona em rede local, é um projeto desenvolvido na plataforma moodle, um software livre de gerenciamento gratuito que oferece a possibilidade de disponiblizar cursos, materiais didáticos, realizar avaliaçoes, etc. Aproveitando essa plataforma multidisciplinar, os Articuladores Miguel e Marcos José, tendo a articuladora Mariana como colaboradora, preparam o ambiente e aplicaram em 2015 para 1582 alunos.

Para 2018, o Articulador Miguel refez o projeto, implementou o banco de dados para a geração de diferentes relatórios,  e  a partir do SimRede criou o SimOnline. A plataforma fica hospedada em um servidor nas Nuvens e todo acesso é feito via web. Com a ajuda dos outros articuladores alimentaram a plataforma com mais de 1200 questões, baseadas na prova Brasil. Com muita dedicação e trabalho Miguel possiblitou que esse ano a aplicação e  o acesso aos relatórios fossem de forma Online, obtendo relatórios em tempo real de todas as escolas que usaram o SimOnline (31 escolas).  Devido a falta de Internet no Laboratório, duas escolas usaram o SimRede, que também gera relatórios, mas tudo de forma off-line. Esse ano o simulado, realizado pelos articuladores, foi aplicado para 2166 alunos.

O objetivo do simulado é detectar, através dos relatórios gerados pelo sistema,  as dificuldades dos alunos com relação aos  descritores já trabalhados  para que o professor possa fazer as devidas intervenções em sala de aula.

Durante a preparação para os simulados a Equipe do NTM  coordenou os trabalhos entrando em contato com todos, buscando solucionar os problemas que existiam. O articulador Clodoaldo, hoje atuando como analista de suporte do NTM, fez o possível para a atender a todos, seja presencialmente ou via WhatSapp.  E para que todos usassem a plataforma SimOline e SimRede o articulador Miguel realizou uma excelente Oficina no final de Agosto.

O NTM só tem a agradecer a todos articuladores que colaboraram para a aplicação do simulado 2018 através do SimOnline e SimRede.