2020, um caminhar diferente

4 de janeiro de 2021 0 Por Equipe NTM

O novo coronavírus (covid19) deixou a população mundial em suspense. Todo planejamento educacional 2020 foi preciso ser refeito para adaptar-se à nova realidade: distanciamento social, aulas remotas no contexto do que denomina -se “NOVO NORMAL”. E nesse processo o NTM e articuladores discutiram e realizaram ações condizentes para atender às novas demandas e necessidades no âmbito educacional.

Iniciamos 2020  com muitas expectativas, novas ideias para colocar em prática e logo nossa rotina mudou. A incerteza de quanto tempo iríamos ficar sem o contato presencial que tanto estávamos acostumados, de imediato, nos paralisou, causou medo, ansiedade, um mix de sentimentos, mas a tecnologia digital, nossa aliada, que nesses 9 anos o Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) de Juazeiro-BA e Articuladores de Educação  Tecnológica (AETs)  buscaram disseminar, veio mostrar para toda a população o quanto saber usá-la é fundamental. E é através dela que,  mesmo de forma virtual, continuamos a nos encontrar, a trabalhar, a produzir, a  conhecer e a dar continuidade às ações educacionais.

De abril a junho foram dias de adaptações para a maioria dos educadores em plataformas virtuais, em aplicativos, e nesse processo a equipe NTM e os AET buscaram contribuir a partir das demandas solicitadas por  gestores, coordenadores e   professores. A equipe NTM, apesar de muito pequena,  buscou estudar  novas ferramentas que pudessem dar apoio à Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro.

No 2º semestre, com a continuação do aumento da Pandemia e a certeza de que as escolas iriam continuar com o ensino de forma remota, a equipe NTM e articuladores intensificaram mais os estudos sobre ferramentas digitais na educação para que fossem integrados mais recursos ao ensino remoto,  além do Canal “Juazeiro Cidade Educadora –  Aula em Rede” criado pela Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro – Ba para desenvolver ações que possibilitaram a ampliação do conhecimento dos mais de 35 mil alunos das escolas municipais.

Cumprindo o seu papel de disseminador das tecnologias digitais, o NTM e AETs realizaram as seguintes lives para os profissionais da educação em geral, contando em algumas delas com a participação de convidados: Educação e Tecnologia na Educação Pós-Pandemia: Desafios e Novos Horizontes, Google Sala de Aula e suas Aplicabilidades no Ensino Híbrido,  Criação de Simulados com Google forms,  Aspectos Socioeconômicos e Emocionais no Período de Pandemia e Elaboração de Gêneros Textuais no Meio Digital Utilizando o Gcompris.

Exclusiva para os profissionais da rede municipal de Juazeiro do ensino fundamental 1,  foi realizada a oficina On-line de Criação de simulados com o Google Formulário, integrando possibilidades pedagógicas com o qrcode para 2 grupos (4º e 5º  ano), e para o fundamental 2 a oficina on-line Uso de recursos tecnológicos digitais: Google sala de aula e google Forms.  Essa última  para 3 grupos, divididos por área de ensino.

Enfim, chegamos em dezembro com  a certeza que iniciaremos o ano de 2021  ainda de forma remota. Estamos fazendo novos estudos, explorando outras plataformas, aplicativos para estimular os profissionais da educação no uso das mesmas com seus alunos. O NTM se coloca à disposição da Secretaria Municipal de Educação para  juntos desenvolverem ações voltadas à  formação dos professores com foco em tecnologias digitais, contribuindo para que crianças e adolescentes sigam aprendendo.