Criando CD/DVD de restauração

Criando CD/DVD de restauração

17 de julho de 2012 0 Por Marcos
Nesta dica utilizaremos um pendrive, que caiba a imagem que será criada, e um CD com o software Clonezilla Live para criar uma imagem quer seja do HD completo ou de uma partição, seja de arquivos ou mesmo do sistema,  para depois criarmos o CD/DVD de restauração.

Atenção: Caso sua imagem seja menor que 4GB, seu pendrive pode ser formatado como FAT, mas caso seja maior que 4GB, deve estar formatado como NTFS.
Para saber o tamanho que será sua imagem, basta abrir um terminal e digitar df -lh o resultado será o espaço ocupado  pelo seu HD, normalmente a imagem é compactada em 50% do tamanho mostrado com este comando, ou seja se seu HD tiver 5Gb de uso, então sua imagem será de mais ou menos de 2,5Gb.

O Clenezilla dá suporte a aquase todos os sistemas operacionais, Linux, Windows, Mac, Solaris…

Primeiramente baixe a imagem iso do programa Clonezilla Live neste site aqui, baixe a ultima versão disponível. agora basta gravar a imagem iso em um CD, recomendo o K3b para linux e o Nero para windows.

Após gravar a imagem iso em um CD, reinicie o micro com este CD no leitor de CD, e o pen drive conectado. Espere o carregamento, a bios deve estar configurado para dar o boot pelo drive de CD.

Passo 1- A primeira tela que surge é esta, escolha a primeira opção, aperte enter, aguarde carregamento…

 

Passo 2-Na seguinte tela, escolha o idioma

 

Passo 3-Escolha a segunda opção “não tocar no teclado”

 

Passo 4-Escolha 1º opção “inicar clonezilla”
Passo 5-Escolha 1º opção novamente “dispositivo-imagem”
 Passo 6-Escolha  1º opção “Usar dispositivo Local”
Passo 7-Selecione o destino (sdb1) para gravar a image
Passo 8-Selecione a primeira opção “diretório raiz do dispositivo”
Passo 9-tecle enter
Passo 10-Enter mais uma vez “modo iniciante”
Passo 11-Aqui você pode escolher entre criar imagem do HD completo ou apenas de uma partição, caso queira fazer apenas de uma partição, na próxima imagem escolha a partição a ser clonada teclando barra de espaço. Mas no caso aqui estamos fazendo do disco inteiro. Então escolha 1º opção “salvar disco como imagem” enter
   Passo 12-Caso queira, aqui você pode colocar um nome, ou simplesmente tecle enter
 
Passo 13-apenas tecle enter. se você tiver escolhido fazer uma imagem apenas de uma partição, aparecerá outras opções , você pode escolher teclando barra de espaço.
Passo 14-tecle enter
Passo 15-Aqui, escolha 2ª opção e tecle enter
 

Passo 16-confirme com enter

 
 
Passo 17-Confirme com y tecle enter
Passo 18-Aguade a criação da imagem, quando terminar ao aparecer esta tela tecle enter
 
Surgirá algumas opções, digite 1 e tecle enter, aguarde o sistema reiniciar novamente, NÂO retire o CD, agora vamos criar a imagem iso para ser gravada em CD ou DVD. Repita o procedimento desde o passo 1 até o passo 11
A próxima tela do passo 11 será esta, um pouco diferente da do passo 11 anterior, selecione recovery-iso-zip para criar seu CD/DVD de restauração.
 tecle enter
enter novamente
Escolha o idioma do CD de Restauração
 tecle enter “nehuma alteração no teclado”
 selecione 1º opção “criar um disco iso”
enter novamente para confirmar
Aguarde o processo de criação da iso.
Quando aparecer esta tela tecle enter
tecle 1, retire o cd, quando abrir, tecle enter e o sitema reiniciará normalmente, agora é só gravar a imagem iso em um CD ou DVD, a depender do tamanho da imegem, e testar.