Redo Backup

Redo Backup

5 de junho de 2012 0 Por Marcos

 

Gostaria de compartilhar, para conhecimento, uma ferramenta que utilizei no laboratório em que trabalho, muito interessante, para aqueles que precisam fazer instalação de um sistema em muitos computadores, como os laboratórios das escolas. É o Redo Backup, um mini sistema operacional, que além de muitas ferramentas como restauração de grub, particionamento etc, cria uma imagem perfeita de seu sistema, com suas configurações e arquivos. esta imagem serve não apenas para instalação otimizada em um laboratório, mas também como um Recovery para recuperar um sistema de algum problema.
Na prática:
Eu instalei o LE 4.0 (mas pode ser qualquer outro sistema) em uma máquina, configurei, atualizei e instalei todos os programas que queria, que achei necessários, então utilizando o Redo Backup, fiz uma imagem deste computador e restaurei nos outros computadores, de forma rápida. levando em consideração que para instalar um sistema e deixar como queremos leva cerca de 01 hora, com atualizações e tudo mais, com o Redo Backup, levei no máximo 7,5 min para cada máquina. Utilizei um pen drive (por enquanto não testei em um DVD) particionando-o em dois, uma pequena partição de 300 MB, para o Redo Backup, e a outra para armazenar a imagem do sistema.
Baixe a imagem do Redo Backup no link abaixo e utilizando um criador de disco bootável (eu utilizei o Unetbootin) coloque o Redo Backup na partição menor do pen drive, e dê o boot pelo pen drive, siga as instruções para restaurar ou fazer o backup. espero que seja útil.
Ao dar o boot pelo pendrive, o sistema Redo backup já inicia uma tela com duas opções, BACKUP / RECOVERY.
Clique em backup, para criar uma imagem do sistema. Clique em recovery para restaurar uma imagem criada anteriormente.

Uma Dica é usar esta ferramenta como imagem de recuperação também, ao instalar o sistema LE 4.0, compartilhei o HD de forma que tivesse separado uma partição para raiz (/), e outra para home (/home), assim após instalado, usei o Redo Backup para fazer uma imagem apenas da partição raiz(/) desta forma, quando tenho algum problema em qualquer máquina, basta recuperar usando a imagem da raiz criada com Redo Backup, e está tudo de volta ao normal, sem perda de arquivo, configurações e programas instalados. e o melhor em apenas cerca de 2,5 a 3 min. Não se esquecendo de que, após recuperar em outra máquina, que não a que originou a imagem, instalar o Userfull, para isto basta ir em extras>Userfull>instalar Userfull