Formadoras vivenciam a criação de atividades com o software Jclic
No final de fevereiro as formadoras da EFEJ foram convidadas pelo o grupo do NTM para assistirem a uma apresentação sobre o software Jclic. O objetivo foi conhecer melhor as atividades criadas pelos articuladores, fazer avalição dessas atividades, bem como buscar desenvolver um trabalho integrado de incentivo ao uso das tecnologias digitais. Vale ressaltar que essas atividades estão sendo usadas pelos alunos da rede municipal de Juazeiro.
A apresentação do software foi realizada pelo articulador de educação tecnológica Miguel Silva que, desde 2012 vem realizando grupos de estudos sobre o software com seus colegas.
JClic é um software gratuito, de código aberto, para criação de jogos e atividades avaliativas educacionais multimídias. É formado por um conjunto de aplicações que permitem desenvolver diferentes tipos de atividades: quebra-cabeças, associações simples e complexas, exercícios de textos, perguntas e respostas, identificação etc.
Os Formadores tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do software, ver algumas atividades criadas pelos articuladores e, no final, criaram uma atividade de associação complexa a partir das orientações do articulador Miguel e do auxilio do articulador Marcos José Chagas.
O articulador Miguel aproveitou o momento também para falar um pouco sobre a possibilidade de criar simulados usando o software Hot Potatoes.
As formadoras fizeram uma avalição muito positiva sobre o momento vivenciado e mostraram interesse em estudar o software Jclic. Quanto ao software Hot potatoes vislumbraram em ter na rede municipal um banco de dados de simulados digitais, que além de ser mais atrativo para os alunos, a Secretaria de Educação iria economizar pois não mais necessitaria de aplicações de simulados impressos.