NTM apresenta proposta de trabalho para 2019 no I Workshop “Aprender, praticar e ensinar”

7 de fevereiro de 2019 0 Por Equipe NTM

Na semana de 28/02 a 01/02/2019 a Secretaria de Educação e Juventude de Juazeiro  – Ba,  realizou o  I Workshop “Aprender, praticar e ensinar”, tendo como público alvo  os Gestores da Rede Municipal de Juazeiro (diretores, vices  e Coordenadores).

O Workshop foi um evento que proporcionou formação, reflexão, diálogo, sensibilização, motivação e valorização da equipe gestora das escolas da Rede Municipal. Os participantes tiveram oportunidade de assistir e interagir em diversos momentos, com as seguintes temáticas: O ambiente escolar: desenvolvimento e competência; Inteligência social e liderança servidora; Educação inclusiva; Correção de fluxo em evidência; Gestão financeira e administrativa; Diretrizes, atribuições e desafios do coordenador pedagógico; Avaliação da aprendizagem e avaliação institucional; Direitos da criança e do adolescente; Apresentação das diretrizes do Núcleo de Tecnologia Municipal de Juazeiro-NTM; BNCC e proposta curricular do município; Orientações para o início do ano letivo- Lei 9694/96; Transporte escolar (novas regras) entre outros

O NTM, com o  objetivo de expandir o uso das tecnologias nas escolas públicas municipais, enquanto ferramenta pedagógica capaz de potencializar a aprendizagem de campos conceituais em diferentes áreas de conhecimento, de introduzir elementos contemporâneos na qualificação profissional e de modernizar a gestão escolar, aproveitou a oportunidade e apresentou as seguintes propostas para 2019:

?   Fortalecer o Projeto Simulado;
 ?   Promover formações para professores, articuladores de Educação tecnológica, gestores, coordenadores, secretários e comunidade em geral.
 ?  Promover melhorias no suporte e manutenção dos laboratórios;
 ?  Desenvolver projetos tecnológicos educacionais em parceria com os Analistas em Educação e demais profissionais da educação;
 ?  Firmar parcerias com universidades, faculdades e institutos de educação e de pesquisa da região.
?       Manter intercâmbio com outros Núcleos de Tecnologia Municipais;
 ?        Articular  com a Secretaria Municipal de Educação e Esporte – SEDUC e com a Secretaria de Educação a distância – SEED, para e complementar encontros  / formações na modalidade EAD de acordo com as possibilidades e necessidades propostas.

Cursos e Oficinas previstas:

1.  O uso do Laboratório de Informática no processo ensino aprendizagem e as mudanças na proposta curricular do Município com base na BNCC

Público Alvo: Coordenadores pedagógicos

2.  Oficina Armazenamento em nuvens e a produção colaborativa

Público alvo: Gestores (Turma 1 e 2), Professores (Turma 3 e 4), Secretários escolares (Turma 5) e Aberto ao Público (Turma 6)

3.  Construção de Jogos pedagógicos com o Impress

Público alvo: TERRITÓRIO 10

4.  Curso LibreOffice

5. Oficina Blog e Vlog

6. Curso  Inclusão digital para adultos

Público alvo: Aberto ao público

7   Curso Redes de Aprendizagem : Análise do papel da escola e dos professores frente à cultura digital nesta sociedade altamente tecnificada e como essas mudanças vem mudando o comportamento dos nossos jovens

Público alvo: Professores

A equipe NTM dialogou com os gestores não só com o intuito de apresentar sua proposta de trabalho para o ano em curso, mas também esclarecer dúvidas.

Parabenizamos a equipe SEDUC por proporcionar esse grande momento  de aprendizagem e troca de conhecimentos com todos os participantes. Agradecemos a oportunidade de divulgação do trabalho do Núcleo de Tecnologia Municipal de Juazeiro – Ba.