2 ª FORMAÇÃO para os Articuladores de Educação Tecnológica

2 ª FORMAÇÃO para os Articuladores de Educação Tecnológica

10 de abril de 2019 0 Por Equipe NTM

2 ª FORMAÇÃO para os Articuladores de Educação Tecnológica

 

 
 

No último dia 29/03 aconteceu a 2 ª FORMAÇÃO para os Articuladores de Educação Tecnológica no Núcleo de Tecnologia Municipal de Juazeiro – Bahia, tendo como temática a CONCEPÇÃO E UTILIZAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS NO MEIO DIGITAL. Na ocasião recebemos como convidada a Articuladora Polyanna Cavalcante que trouxe para o grupo na prática a produção de diferentes gêneros textuais no Gcompris , programa educativo de código aberto com mais de de 110 possibilidades de criação e utilização de tarefas lúdicas para crianças de 2 a 10 anos.

Em seguida, a equipe do NTM, fez uma breve apresentação do Cmap Tool, software de mapeamento de conceitos, que viabiliza de forma prática e intuitiva a criação de mapas conceituais.

Concluindo o encontro com a apresentação do CANVA para o grupo, serviço online que possui armazenamento de mais de 1 milhão de fotografias, gráficos e fontes que viabiliza a criação de forma intuitiva e óbvia de gêneros digitais, a partir de uma biblioteca de templates com uma diversidade de apresentação visual.

Gcompris, Cmap Tool e Canva, e as abordagens conceituais discutidas, foi a pauta formada com o objetivo maior de trazer à luz, criação, metodologia e prática que contemplem a proposta do município de Juazeiro – Bahia.

Agradecendo a presença das formadoras Nadycley Coelho e Sandra Lopes, das disciplinas de português e matemática respectivamente, com o finalidade maior de dá um suporte pedagógico sobre a elaboração e idealização das produções digitais, através de idéias e sugestões.