Lives, suporte técnico e atendimentos presenciais marcaram as ações do NTM no 1º semestre de 2021.

11 de novembro de 2021 0 Por Clodoaldo Almeida

Diante da continuação do quadro pandêmico, a equipe do Núcleo de Tecnologia Municipal de Juazeiro – NTM, com apoio e orientação da nova Superintendência de formação, começou o ano planejando formações e outras ações que contribuíssem para desenvolvimento da proposta da nova gestão para início do ano Letivo: Aulas síncronas e assíncronas utilizando a Plataforma do Município “Escola Presente”, criada por articuladores da rede municipal, e aplicativos Google.

Com a nova proposta de trabalho, o professor, que na sua maioria, usava timidamente os recursos educacionais digitais, sentiu a necessidade da imersão no universo da cultura digital. E para impulsionar essa imersão, nos meses de fevereiro e março o NTM realizou Lives Formativas sobre o uso do gmail e drive, apresentações google, google meet e captura de tela, tendo como público alvo coordenadores, articuladores e professores da educação infantil, fundamental I e II, Educação de Jovens e Adultos e gestores. No mês de Abril, o NTM continuou as formações, dessa vez com a “criação de atividades online por meio dos formulários google” e “gerenciamento de conteúdos online no Google Sala de Aula”, ferramentas essas, fundamentais para o ensino remoto com aulas síncronas e assíncronas.

Assim, o professor que apenas usava as redes sociais, necessitou ainda de mais orientações, atenção e muito estudo. Para tanto, foram implementadas várias ações por parte da Superintendência de Formação e Ensino para dar suporte técnico e pedagógico a toda rede de ensino. Entre várias iniciativas que foram ou ainda estão sendo realizadas, está a nucleação das escolas, realizada pela equipe NTM, com criação de grupos no whatsApp, tendo um articulador de educação tecnológica da rede municipal como responsável por cada grupo, com a função de esclarecer ou buscar respostas para as dúvidas apresentadas nos grupos. O atendimento presencial ao professor, coordenador e gestor realizado pela equipe NTM, através de agendamentos, para orientações sobre o uso da Plataforma Escola Presente e Google Sala de Aula, realizados de abril à agosto foi uma ação que também contribuiu bastante para dar mais segurança à equipe gestora e docente.

A equipe NTM realizou ainda momentos de estudos, junto à Equipe de Formadores da Escola de Formação Professor Parlim – EFEP, sobre o uso de ferramentas digitais como o WordWall e Bitmoji animados.

Paralelo às formações, desde fevereiro a equipe NTM vem dando suporte técnico à maioria das formações realizadas pelas formadoras da EFEP – SEDUC. E é nesse sentido que continuaremos com as formações, atendimentos e momentos de estudo como compromisso para contribuir cada vez mais com a educação de Juazeiro.